Disciplina do curso de pós-graduação em Projeto e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fui professor dessa disciplina de 2013 a 2016. O conteúdo dela era o seguinte:

  1. Fundamentos de Qualidade de Software: definição de qualidade de software, o custo da qualidade e modelo de qualidade de software (família ISO 25000).
  2. Garantia da Qualidade e Padrões: ISO 12207 (2008), garantia da qualidade e padrões.
  3. Verificação e Validação: conceito de V&V, níveis de teste (teste de unidade, teste de integração, teste funcional, teste de sistema e teste de aceitação) e visão geral sobre planejamento de testes.
  4. Estratégias de teste e Qualidade de Código: qualidade de código, estratégias de teste caixa preta e caixa branca e teste de unidade.
  5. Revisão e Auditoria: visão geral, vantagens, desvantagens e tipos (enfatizando inspeção e walkthrough)
  6. Métricas: métricas de produto (enfatizando LOC, complexidade ciclomática, métricas CK e pontos de função), métricas de projeto e de processo e paradigma GQM.
  7. Melhoria de Processo e CMMI: definição de processo, conceito de melhoria de processo, modelo IDEAL e CMMI-DEV (organização, áreas de processo, modelos e avaliação).
  8. ISO 15504 e MPS.BR: visão geral da ISO 15504 e do MPS.BR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*