Essa biblioteca provê uma interface homem-computador para o Jogo de Pôquer seguindo as interfaces Java usadas no curso Programação Orientada a Objetos – Java a partir do 1o oferecimento de 2012.

Para usá-la é necessário implementar a lógica de negócio do jogo de pôquer. Ou seja, aqui não é disponibilizado uma implementação completa de Jogo – cabe a você implementá-la seguindo as interfaces fornecidas.

Caso seja encontrado qualquer problema, me avise.

Licença

CC-GNU LGPL Este Software é licenciado sob a CC-GNU LGPL.

As imagens das cartas foram criadas por Jesse Fuchs e Tom Hart sob a licença Creative Commons.

O código JavaScript usou a biblioteca jQuery que segue a licença MIT ou GPL v2. Os seguintes plugins/scripts/projetos do jQuery foram usados:

Software

Uso

O Applet precisa que duas interfaces sejam implementadas, adicionalmente à lógica do jogo de pôquer usando as interfaces do projeto (interfaces definidas em br.usp.poli.java):

  • br.usp.poli.java.ihc.JogoDeTexasHoldem: representa um jogo de Texas Hold’em; e
  • br.usp.poli.java.ihc.JogoDePoquerFechado: representa um jogo de pôquer fechado.

Essas duas interfaces apenas possuem um método, chamado iniciar. Esse método recebe dois jogadores (do tipo apropriado, ou seja, JogadorDePoquerFechado ou JogadorDeTexasHoldem, dependendo do tipo de Jogo) e retorna o objeto jogador vitorioso.

Para que o jogo funcione é necessário editar o arquivo “config.xml”, localizado na pasta “src”. É nesse arquivo que se configuram quais são as classes relativas aos jogos e aos jogadores (o Applet usa reflexão para obter essas informações). Veja esse arquivo para maiores detalhes do seu formato e conteúdo.

Para rodar o jogo, é necessário ou deixar todas as classes compiladas em uma pasta ou criar um arquivo Jar:

  • Jar: use o wizard oferecido pelo Eclipse/Netbeans. Não se esqueça de selecionar o arquivo “config.xml” como um “resource to export”. Abra o arquivo Jar (exemplo, poquer.jar) através do seu programa favorito de compressão de arquivos (7-zip, Winrar, Winzip etc.) e verifique o conteúdo. O arquivo deve ser algo como:

    Coloque esse arquivo na mesma pasta que está o arquivo “poquer.html” (pasta raiz da página).
  • Classes compiladas: você pode deixar todas as classes compiladas em uma pasta (por exemplo, “bin”), no mesmo local que os demais arquivos relativos ao Applet. Verique se o arquivo “config.xml” está dentro dessa pasta, assim como as classes em seus pacotes apropriados.

Dependendo de qual das duas opções, você deve alterar o arquivo “jspoquer.js”. Esse arquivo cria o Applet Java (usando Javascript) e precisa saber qual é o local onde estão os arquivos do Applet. Com isso, altere a variável APPLET_ARCHIVE desse arquivo:

  • No caso de criar um Jar, coloque o nome do jar nessa variável, por exemplo, para o arquivo “poquer.jar” na mesma pasta que o “poquer.html”:
    var APPLET_ARCHIVE = "poquer.jar";
  • Caso você tenha deixado um diretório com as classes compiladas, coloque o diretório (coloque “\” para representar um “” no endereço). Por exemplo:
    var APPLET_ARCHIVE = "bin\";

Caso você tenha configurado tudo corretamente, abra a página “poquer.html” no seu navegador. Alguns navegadores pedem que você confirme uma exceção de segurança para rodar o Applet (IE e Chrome, por exemplo). Aceite e veja o Applet funcionando.

Organização

O documento contém os seguintes arquivos:

  • images: Pasta com as imagens usadas pelo programa. As figuras foram obtidas de um projeto de terceiros, explicitada na seção dependências.
  • js: Pasta com os códigos em Javascript para executar a página. Existem algumas bibliotecas de Javascript de terceiros, que são explicitadas na seção dependências.
  • copyright.txt: O arquivo com o copy-right deste projeto.
  • leiame.pdf: A documentação do applet (transcrita aqui).
  • poquer.css: O arquivo com os estilos usados pela interface gráfica. Altere esse arquivo se você desejar apresentar a tela do jogo de outra forma.
  • poquer.html: A página web que abre o Applet. Este é o ponto de entrada.

Imagens

Algumas imagens da biblioteca funcionando com uma implementação do Jogo:


Detalhes

  • Este programa foi testado no IE 9, Firefox 10.2, Chrome 17.0.
  • Se você desejar ver mensagens de debug e erros, abra o Java console. Para isso, abra o Painel de Controle->Java Console. Vá na aba “Advanced” e abra o item “Java console”. Selecione “Show Console”. Toda a vez que um Applet Java for aberto, o console aparecerá (é nele onde aparecem os System.out.println).

Histórico

  • 24/03/2012
    • Versão inicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*